Relatos de uma Minhoca de sandália e meia branca

segunda-feira, janeiro 04, 2010

indanet costs thirty rupees ONLY

Sentei-me aqui num computador do hotel onde estou, em Jaipur na India, para escrever sobre a India. Mas nao sei como, nem por onde comecar. A India nao se pode explicar por palavras. E um pais cheio de contrastes, mas se for por aqui, vou comecar a repetir-me e a dizer tudo aquilo que o lonely planet diz. E algo me diz que o lonely staff nao gosta de plagio.
Acho que ja perdi um kilo ou dois. Adoro a comida indiana. Mesmo quando traz um ou outro pelo de brinde. Mesmo quando me manda para a casa-de-banho e so de la saio depois de muito sofrimento e um anus em brasa.
Nao posso estar aqui e esperar que ajam comigo de forma ocidental, ao fim de 4 dias consigo ver isso claramente. A forma de pensar ocidental aqui nao existe. E sim, os indianos quando olham para os europeus veem um euro gigante com pernas e comeca a caca as rupias. Abre a boca para dar uma informacao e estende a mao, dizendo com a maior cara de pau: twenty rupees please.
E um pais fascinante, onde a miseria nos passa a frente dos olhos o tempo todo. Acho que ainda nao da para escrever sobre a India, talvez apenas quando regressar. Se quiserem que ensine a abanar a cabeca como so os indianos sabem fazer (nao mexendo os ombros) ou cocar os testiculos indian style, isso sim posso explicar. Para mais, ainda preciso de tempo. Estou a gostar muito.
E nao vou contar a ninguem que quando hoje do meio da neblina, o Taj Mahal brilhou no meu plano de visao, me emocionei. Tao lindo.

2 comentários:

tina disse...

Não disseste nada e já ficou uma vontade enorme de voltar para ler o que escreverás.

E o Taj Mahal... que inveja... por agora apenas me contento com o Cristo-Rei e a ponte a seus pés, que também surge hoje do meio da neblina (embora pouco me emocione... sem deixar de ser lindo.)

Anónimo disse...

The really, lovely, fascinating and incredible India! That's all :) Creio ser uma experiência fascinante! Tardam 12 anos sobre a minha primeira -e até agora- única deslocação a esse País simultâneamente apaixonante e pesado! Mas não haja dúvida que para se escrever sobre os sentimentos que aí nos submergem não é tarefa fácil. Para quem tem porém o dom da observação e talento para a escrita, torna-se um desafio estimulante realizar essa tarefa. Boas férias!