Ora, agora é que sao elas. Ontem e hoje passei o dia inteiro com uma sensacao de boca amarga, que na minha hipocondríase desmesurada associei logo à vesícula e ao meu fígado! (só tenho andado a peixe cozido!) Nao consigo comer nada que nao acentue ainda mais esta sensacao de metal no palato. E logo depois de, há pouco tempo, o meu médico me ter dito que eu tinha um fígado maravilhoso. Em Portugal comi bem, mas nao abusei de nada em particular. Como devem imaginar, passar um dia inteiro com a sensacao que se tem bílis na boca, é um nojo. Depois de algumas pesquisas, foi com bastante alegria que descobri que há a possibilidade de ser dos PINHOES. Quem comer pinhoes com frequencia, talvez queira fazer uma pesquisa pelo google com:
PINE NUTS BITTER TASTE MOUTH
Ah! E quem gostar de pesto, talvez pense duas vezes antes de atirar para lá pinhoes como se nao houvesse amanha. É que depois fica o tal bitter taste, que é mesmo muito desagradável. Especialmente quando nao é em sentido figurado.
Aqui um artigo do Daily Mail, falando no assunto à escala mundial.
A informacao actualizada na Wikipedia:
Risks of eating pine nuts
The eating of pine nuts can cause serious taste disturbances, developing 1-3 days after consumption and lasting for days or weeks. A bitter, metallic taste is described. In general, a minority of pine nuts on the market present this problem. Though very unpleasant, there does not seem to be a real health concern.
This phenomenon was first described in a scientific paper in 2001. Since the article, experiences of the phenomenon have been reported by hundreds of people worldwide (US, Canada, South Africa, Finland, Iceland, Germany, and many more).
4 comentários:
E eu que nem sequer ponho pinhões no pesto!
nao gosto de pinhoes. :p
Sou uma das felizes que come pinhõees desde menina. Na Nazaré, as "fiadas" de pinhões torrados. Nas feiras, as "medidas" de pinhões.A paciência do meu avô, de torrar as pinhas à lareira e partir os pinhões para eu comer...Umh, sabores da infância que me perseguem aqui pela Floresta Negra. Não resisto a passar pela loja turca e comprar um frasquinho. Os mais baratos vêm do PAQUISTÃO!!!! O que não se faz pelo recordar da infância. Os meus nem chegam ao pesto ou à versão torrada na salada ou na sopa creme de abóbora...Servem para trincar, tipo vício, a qualquer hora do dia...O único travão é a quantidade calórica, que torna,verdade, verdadinha, o consumo mais comedido!!! Nem sequer sabia que havia esse tal amargo de boca...Pobre de si!!!
Continue a escrever, tão bem humorada. Sabe bem passar por aqui!.Estou quase a ir comer as "fiadas" à Nazaré...
Confirmo os sintomas após a ingestão de pinhões importados. Estes pinhões são alegadamente de proveniencia asiática e fàcilmente identificáveis porque são mais pequenos ("baby pine nuts"). Estou há 3 dias com esta sensação e o meu Natal resume-se a: comer para sobreviver! Como estes sintomas poderão durar até 2 semanas, vai ser uma excelente dieta...para emagrecer porque sou um bom garfo e um bom copo. Boas Festas. Afonso
Enviar um comentário