Relatos de uma Minhoca de sandália e meia branca

quarta-feira, julho 08, 2009

cuidado com os pinhoes

No Domingo foi com muita alegria que fiz PESTO pela primeira vez. Tinha comprado um manjericao enorme e depois de comparar receitas, fiz-me ao trabalho. Estava muito bom, tao bom que sobrou e voltei a comer no dia seguinte.
Ora, agora é que sao elas. Ontem e hoje passei o dia inteiro com uma sensacao de boca amarga, que na minha hipocondríase desmesurada associei logo à vesícula e ao meu fígado! (só tenho andado a peixe cozido!) Nao consigo comer nada que nao acentue ainda mais esta sensacao de metal no palato. E logo depois de, há pouco tempo, o meu médico me ter dito que eu tinha um fígado maravilhoso. Em Portugal comi bem, mas nao abusei de nada em particular. Como devem imaginar, passar um dia inteiro com a sensacao que se tem bílis na boca, é um nojo. Depois de algumas pesquisas, foi com bastante alegria que descobri que há a possibilidade de ser dos PINHOES. Quem comer pinhoes com frequencia, talvez queira fazer uma pesquisa pelo google com:
PINE NUTS BITTER TASTE MOUTH
Ah! E quem gostar de pesto, talvez pense duas vezes antes de atirar para lá pinhoes como se nao houvesse amanha. É que depois fica o tal bitter taste, que é mesmo muito desagradável. Especialmente quando nao é em sentido figurado.

Aqui um artigo do Daily Mail, falando no assunto à escala mundial.


A informacao actualizada na Wikipedia:

Risks of eating pine nuts

The eating of pine nuts can cause serious taste disturbances, developing 1-3 days after consumption and lasting for days or weeks. A bitter, metallic taste is described. In general, a minority of pine nuts on the market present this problem. Though very unpleasant, there does not seem to be a real health concern.

This phenomenon was first described in a scientific paper in 2001. Since the article, experiences of the phenomenon have been reported by hundreds of people worldwide (US, Canada, South Africa, Finland, Iceland, Germany, and many more).

4 comentários:

gralha disse...

E eu que nem sequer ponho pinhões no pesto!

Anónimo disse...

nao gosto de pinhoes. :p

SauerKirsche disse...

Sou uma das felizes que come pinhõees desde menina. Na Nazaré, as "fiadas" de pinhões torrados. Nas feiras, as "medidas" de pinhões.A paciência do meu avô, de torrar as pinhas à lareira e partir os pinhões para eu comer...Umh, sabores da infância que me perseguem aqui pela Floresta Negra. Não resisto a passar pela loja turca e comprar um frasquinho. Os mais baratos vêm do PAQUISTÃO!!!! O que não se faz pelo recordar da infância. Os meus nem chegam ao pesto ou à versão torrada na salada ou na sopa creme de abóbora...Servem para trincar, tipo vício, a qualquer hora do dia...O único travão é a quantidade calórica, que torna,verdade, verdadinha, o consumo mais comedido!!! Nem sequer sabia que havia esse tal amargo de boca...Pobre de si!!!

Continue a escrever, tão bem humorada. Sabe bem passar por aqui!.Estou quase a ir comer as "fiadas" à Nazaré...

Anónimo disse...

Confirmo os sintomas após a ingestão de pinhões importados. Estes pinhões são alegadamente de proveniencia asiática e fàcilmente identificáveis porque são mais pequenos ("baby pine nuts"). Estou há 3 dias com esta sensação e o meu Natal resume-se a: comer para sobreviver! Como estes sintomas poderão durar até 2 semanas, vai ser uma excelente dieta...para emagrecer porque sou um bom garfo e um bom copo. Boas Festas. Afonso