Relatos de uma Minhoca de sandália e meia branca

segunda-feira, dezembro 22, 2008

a causar micoses

- as quantidades que os portugueses compram, os shoppings cheios
- o preço escandaloso dos livros, que no país das salsichas custam METADE
- a cara-de-pau das empregadas das lojas, que apesar da confusão, não conseguem manter um sorriso ou qualquer sinal de simpatia - já não estou habituada a isto, a este ar de favor entediante
- a quantidade de miudagem com portáteis e telemóveis novos, nos cafés, no comboio... perco a conta.
- o estilo repetido e mais que visto em todas as miúdas entre os 12 e os 25, tão iguais umas às outras, sem qualquer marca de estilo próprio
- as pandoras e as bimbys (nomes que já dizem tudo)
- os bens de higiene que custam o triplo em relação ao país das salsichas, onde eu pago 45 cêntimos por um tubo de pasta dentagard.

Na Alemanha, uma pequena parte da população recebe 13º mês, como ele é conhecido aqui. A maioria recebe uma percentagem de um ordenado, que no meu caso, corresponde a 25%, subindo com o passar dos anos, mas nunca atingindo mais de 55% do meu salário médio.
Sim, os salários são mais elevados na Alemanha, mas eu pergunto-me mesmo se esta euforia toda se deve ao décimo terceiro ou se anda tudo simplesmente doido. É mesmo preciso atropelarem-me numa loja de roupa interior só para agarrar aquelas cuecas com desconto de 70%???

5 comentários:

Anónimo disse...

em berlim sao muito mais antipaticos.vinda de um pais tao desenvolvido(alemanha), poderia ser mais aberta de espirito. a mentalidade continua bem tuga,hein?

Anónimo disse...

Concordo contigo em tudo, mas olha que na Alemanha ninguém prima pela simpatia e as miúdas (e não só) alemãs também andam todas vestidas de igual (à Britney Spears ou coisa que o valha). Em Berlim, se fores aos bairros fashion, parece tudo saído da mesma forma: mesma roupa, mesmos ténis, mesmos penteados (acontece o mesmo em Lisboa, no Chiado). Não é uma questão de ser português ou não, é um mal geral.

Mas o preço das coisas aqui, os ordenados baixos e o grande consumismo que se vive e se sente continuam a ser coisas que nunca vou entender. Tenho pena que não seja de outra maneira, mas, olha, é o que temos.

(humm... fui muito maternalista?)

Minhoca disse...

No que toca ao comércio, eu acho as pessoas mais simpáticas na Alemanha. Sem aquele irritante e falso POSSO AJUDAR? tão típico por cá, que se resume a DEIXE-ME PROCURAR EU, NÃO DESARRUMAR!
Ao Anónimo, não confunda abertura de espírito com liberdade de opinião.
Só porque o país é mais desenvolvido, (é em muito, mas não em tudo) não significa que eu não possa sentir uma antipatia geral mais forte para estes lados. Não é costume, é verdade.

MF,
Eu tenho tido sorte, então. Acho os alemães simpáticos. Especialmente quando preciso de comprar qualquer coisa. Simpáticos, sem ser demasiado cola, ou pouco profissionais, conversando acerca de temas ridículos enquanto atendem as clientes. Outra coisa que aprecio é quando a fila chega às três pessoas, fazerem os possíveis para atender toda a gente da forma mais rápida possível, sem ficar a falar ao telemóvel ou a enrolar fitas de embrulhos.
Ou tenho sorte ou realmente não é assim tanta coincidência.
No que toca às modas, acho que aqui talvez por a televisão ser um meio bem difusor dessa moda tão igual, se processe a uma escala maior. Acho. Não sei.

Anónimo disse...

Ah sim, mas não confundas organização e competência com simpatia. Por exemplo, acho os holandeses extremamente eficientes no comércio mas por trás do sorriso a que se obrigam para prestar um bom atendimento ao público, está alguém tão antipático como as senhoras da Massimo Dutti em Portugal.
Se calhar não tiveste sorte, se calhar eu é que tive azar ou então em Berlim há mesmo um "berliner Schnauze".

Ainda ontem incomodei uma funcionário de um estabelecimento comercial e interrompi a conversa que estava a ter alegremente ao telefone. Se pudesse, tinha-me dado um tiro. Mas ou te chateias ou não, já diz o Tiago. Eu costumo chatear-me, mas ontem não estive mesmo para isso.
E ela depois lá caiu em si e percebeu que eu não tinha culpa por ela estar ali enfiada e não, por exemplo, nas Maldivas. E depois até me desejou boas festas, vê lá.

Minhoca disse...

MF,
Ai és tu? Pronto, já percebi tudo. Realmente, alemaes antipaticos... tava já a pensar e tal! ehehehehe
olha, eu nao me importo que sejam falsas, acho é que devem ser competentes e não estar a atender-me e a fazer a manicure ao mesmo tempo ou a contar à do lado como foi ontem à noite com o Manel.
Mas pronto, no que toca à massimo dutti, acho-as emproadas, porque acham que por ser a MD, não vão dobrar tanto como nas outras lojas, devem pensar que têm de educar quem entra na Zara e depois vai pra ali a pensar que está na Feira de carcavelos!