Relatos de uma Minhoca de sandália e meia branca

segunda-feira, dezembro 22, 2008

seita da inditex

A Massimo Dutti prima por ter roupa mais bonita e com qualidade superior à Zara, mas como o preço também é superior, normalmente, só lá entro em época de saldos. Ou entrava, porque cheira-me que tão cedo não volto lá. As empregadas são extremamente antipáticas e criou-se um secretismo em torno das promoções, que confesso me deixar num estado de fúria muito perto de ser mal-educada. Então, mandam sms aos clientes - sms que eu não recebi, mas de cuja existência vim a saber - a avisar que os artigos estão com descontos entre 30% a 40%. Na loja, não se vê nada que dê para desconfiar de saldos, é como se fosse este segredo ridículo entre a loja e os clientes mais fiéis. Devem comunicar com os olhos. Algumas etiquetas têm bolinha feita a marcador, que mais tarde, depois de eu ter perguntado bem alto e claramente ao anormal do empregado, confirmei ser O SINAL de que estas peças não têm desconto. Todas as outras peças SIM. Isto está tudo codificado, é um mundo especial, que não está aberto a todos, com regras e uma simbologia própria de quem pertence a esta seleccionada mailing/sms list. Sim, que isto de grandes saldos com tudo a 70%, ainda para mais antes do Natal, não é para todo o povão como eu. A Massimo Dutti não é Pai-Natal. É sim uma loja com empregadas parvas e antipáticas, que trabalham devagar e ficam chateadas por ter de dobrar mais camisolas nesta quadra, quando durante o resto do ano não dobram mais de 5 camisas o dia inteiro. É que a loja está sempre demasiado arranjadinha com elas tão snobs e com um ar tão aborrecido, que pouca gente se atreve a desdobrar roupa para não lhes causar essa maçada. Ou uma apoplexia. Ficam com cara de quem acabou de apanhar um mau cheiro.
Eficiência essa, não existe. Para quê uma pessoa extra só para fazer embrulhos, quando a senhora que recebe os pagamentos é tao multi-tasking? Além disso, aquela caixa deprimente não encaixa sequer na categoria embrulho, pois não implica cortar papel nem fita-cola... Não, uma fila de 20 pessoas, com uma senhora armada em tia na caixa - chic porque a roupa que dobra é massimo dutti e não da H&M - que trabalha devagar e com uma tromba quase tão grande como a fila, é lá razão para reclamar?
Mas porque eu não queria ser injusta com as generalizações, fui hoje a uma loja noutro ponto do país, com outras pessoas, só para ver se a onda so secretismo e da antipatia era a mesma. Só para chatear!
Agarrei numa camisola que até queria comprar e perguntei à empregada da loja de quanto era o desconto naquela peça. Ela ainda se deu ao trabalho de retirar do bolso uma folha dobrada em quatro e confirmou-me que o desconto era de 40%. Ainda pensei em pedir para ela me tirar uma fotocópia da folha, mas ela logo me informou que os preços só se podem dar a conhecer na caixa. (?) Então, o momento da decisão da compra é só depois de ter esperado meia hora na fila. Ah, ok.
Portanto, agora que aprendi, digo-vos amigos e amigas. Quando forem pagar, digam na caixa bem alto e com os olhos esbugalhados SIM RECEBI A SMS, pois só assim vos farão o merecido e bem escondido desconto. Doutra forma, pagam o preço normal. Porque esta generosidade não é para todos.

4 comentários:

Anónimo disse...

A última vez que entrei numa loja Massimo Dutti foi em Aveiro, mais precisamente durante o Mundial 2006, em que o meu marido entrou comigo, vestido com uma camisola da Selecção (eu sei que é um pouco bimbo, mas Portugal jogava com Angola nesse dia).
As empregadas olharam-nos todas de lado, como quem diz, não sois dignos de por os pés neste estabelecimento...

Nunca mais!

Zara 4ever!

Anónimo disse...

Como vendedora, não da MD, mas de uma loja num centro comercial, tenho a dizer que esse comportamento por parte das vendedoras não é admíssivel.

Se onde eu trabalho me lembrasse, sequer, de olhar de lado para alguém estava bem arranjada... Todos os clientes têm de ser bem tratados,com igual educação e eficiência, sejam eles brancos, pretos, azuis, velhos, crianças, bem ou menos bem vestidos...

Acho que quem não tem capacidade, paciência e boa disposição para lidar com o público devia ir trabalhar para um call center!

(E aqui fica a minha posta de pescada sobre este assunto.)

Anónimo disse...

E quem acha que Massimo Dutti tem roupa melhor que a Zara? Eu não... o que mais me irrita neste tipo de lojas snobs é que nem sequer tem roupa interessante e de bom gosto... são umas camisolinhas insosas, umas blusinhas sem piada nenhuma, uns casacos banais e sem brilho algum nem corte arrojado, não percebo sequer o que tem de especial... é como a Sacoor, roupa sem gosto nem estilo... Já a Zara tem casacões estilosos, bons tecidos, tamanhos ideais, roupa moderna e variada... para chegar aos pés da Zara a Massimo Duti teria de cavalgar muito!

Anónimo disse...

Só gostaria de fazer um reparo em relação á roupa ser melhor ou pior que da zara , a Massimo Dutti é um franchising do grupo inditex que é dona da zara , pull, bershka, stradivarius, oysho ..etc ! Como tal a roupa é das mesmas fontes.