Relatos de uma Minhoca de sandália e meia branca

sexta-feira, julho 18, 2008

o Baumarkt

Porque neste blog tambem se fazem algumas vénias aos alemaes, deixem-me que vos fale de mais uma faceta deste povo tao interessante. O Baumarkt. O Baumarkt é assim um grande armazém de material de construcao. Tem tudo o que se possa imaginar e nao imaginar relacionado com qualquer tarefa que se encaixe no tema bricolage. O alemao é por natureza um ser faca-voce-mesmo. Apercebi-me disto quando uma colega minha há uns anos me contava que tinha passado o fim-de-semana a por taco na casa dela, com o marido. Depois, vi a perícia com que a prima do Bola agarra na black & decker e subia para cima dos meus armários da cozinha para os fixar uns nos outros. Comecei a prestar atencao e eis que descobri o mundo maravilhoso do Baumarkt. Nao adianta pensarem em coisas que acham que nao há. Ali há tudo. Desde parafusos, passando por 40 tipos diferentes de piacaba, por armários de todos os tamanhos e para todos e gostos e indo parar a tipos de madeira para por no chao, placas de madeira para fazer o balcao da cozinha. Os alemaes pintam a própria casa, renovam a casa-de-banho e substituem as torneiras sempre que necessário. Eu diria que muitos alemaes ficam de tal forma viciados no baumarkt, que inventam coisas para reparar para ao fim-de-semana, para poderem prestar mais uma visita ao Baumarkt.
Quando na semana passada, eu dizia ao Bola assim a sonhar alto, que talvez nao fosse má ideia agarrar nos armários da cozinha que nao cabem aqui, virá-los do avesso, fixá-los uns nos outros, por-lhes pés e cobrir com uma placa de madeira por cima mais estreita, NUNCA PENSEI QUE AO CHEGAR A CASA OS MEUS OLHOS SE DEPARARIAM COM O RESULTADO DE TAL SONHO. Ele que me acusa de entrar em delírio frequentemente - como hoje, sexta-feira, em que sugeri uma ida ao Ikea - pegou numa ideia minha e tornou-a realidade. Comovi-me. Afinal ele ouve-me. É preciso ter cuidado.
Para terminar, deixem-me dizer que uma ida ao baumarkt é algo que adoro fazer, pois vou sempre atrás dum daqueles tipos de fato de macaco azul, muuuuuuito prestáveis, fazer assim uma pergunta tonta para eles me poderem despejar a sua cassete. E depois agarro em pequenas pecas, vou a correr atras deles e pergunto o que é isto. Eu gosto de fazer as pessoas felizes, tá bem?

2 comentários:

Anónimo disse...

tens de me levar ao baumarkt quando for aí então... nem que seja para piscar o olho a um homem de macaco azul. sempre gostei de homens de macaco azul...lembram-me... mecânicos. (pois, também estava à espera de que me lembrasse de algo mais agradável, mas foi o que me veio à cabeça. desculpa-me)
vá, 10 dias!

joshua disse...

Das ist wunderbar. Bekämen doch die Lügner alle ein solches Schloss vor ihren Mund: statt Hass Verleumdung, schwartzer Galle, bestünde Lieb'und Bruderbudn.

Como é curtido visitar-te os vestígios escritos de um teclado germânico!

PALAVROSSAVRVS REX