Relatos de uma Minhoca de sandália e meia branca

quinta-feira, setembro 18, 2008

Assim me alimento

Sinto-me como se tivesse rebobinado um filme para trás. O meu filme é o Outono e no País das Salsichas, já ia nas primeiras cenas. Vai daí, eu meto-me num avião da Tap, troco o País das Salsichas, pelo país onde o sol brilha sempre e sinto-me a desafiar o tempo. A rir-me dele e tomar-lhe vantagem. Toma lá que as folhas aqui ainda não caem. Aqui ainda nado no mar.
Aqui o Outono ainda não se sente, o sol brilha o dia todo e anda a malta toda ainda de havaianas e t-shirts sem alças. Não sou só eu que me encanto com isto, sou eu e todos os outros alemães que capto com o meu radar interior. Se houver alemães num raio de cem metros, eu apanho-os. Não é só a língua que o meu cérebro reconhece com as palavras mais simples, é a linguagem corporal, são os guias de Portugal na mão, as mochilas Deuter, alguns deles com Birkenstock nos pés mas acima de tudo, as caras de alemães que mais do nunca me são agora muito familiares. Hoje de manha, desci a rua de Cedofeita a arrastar a minha mala, mas com os olhos concetrados no acordar da invicta. Os estudantes a caminho da escola, os cafés a abrir, as senhoras da limpeza a lavarem lojas do lado de fora, o homem da lotaria, as montras das pastelarias já abastecidas com os maravilhosos croissants do Porto, para o dia inteiro. E sim, os melhores croissants do país, comem-se no Porto.
Depois do comprar o meu bilhete para a Régua, sentei-ne nas escadas da estação de S. Bento, uma estação que é uma verdadeira delícia para absorver, ouvir, ver, agora que sei que o meu hobby número 1 em Portugal é andar pelas ruas a observar e ouvir os transeuntes. Sentei-me virada para os táxis, numa das escadas onde eu não podia ser mergulhada ou atropelada pelas multidões que entram e saem da estação. Cruzei as pernas e ouvindo o Music dos the gift como som de fundo, que saía de dentro de um taxi, deixei-me ali estar, inspirada pelas conversas, bocas e vidas dos outros.

7 comentários:

Cromossoma X disse...

Isso e' tao tipico de emigrante! Ficar paradinha a ver o mundo tuga desenrolar, sorrir e saber por dentro que aquele nao e' nem sera' nunca mais o teu mundo...

gralha disse...

Ainda bem que estás a desfrutar :)

Filipa disse...

Isto aqui no Pais das salsichas ja nao esta para brincadeiras (de verao)... hoje às 8.30 da manha estavam 3,5 C!!!
Preciso de um conselho teu:
Como sobreviver um Inverno inteiro neste pais?

Patsy Dear disse...

imagino.se eu fico 1 semana fora e já volto assim, maravilhada até com os arrotos à tuga, quanto mais quem passa meses fora de portugal.

beijossssss

(voltei à civilização!)

Anónimo disse...

No meio de crítica, desastres e coisas dessas que aparecem da notícia, basta ler umas palavrinhas assim para sentirmos que Portugal tem o seu lado bonito :)

Minhoca disse...

Cara Filipa! Só rezar para que não neve muito. Ou então, optar por tentar gostar do Inverno, que é o meu plano para a época de frio que se segue, que será com muito ski e snowboard.
(é o plano!)

Minhoca

Filipa disse...

É um bom plano, obrigada :)