Relatos de uma Minhoca de sandália e meia branca

quarta-feira, agosto 22, 2007

hoje é importante - diz ele

- Nao vas, fica aqui, que hoje é importante.

Palavras proferidas pelo Bola enquanto assiste - em estado de tensao pura - ao jogo 'amigável' entre a Alemanha e a Inglaterra. Amigável tem de ter aspas, porque nao existe tal coisa entre alemaes e ingleses, quando se trata de futebol. E sempre que falo em futebol, lembro-me do meu vizinho de baixo, que costuma dizer com o seu ingles americano mastigado football..., you europeans don't know, the name is soccer... (ler 'sáááker') A este comentário/pergunta retórica niguém costuma dar continuidade. É o que fazemos com ele. Gostamos muito dele, se nao pesasse mais do que nós os dois juntos e nao fosse mais velho do que nós, até o adoptávamos. Mas há uma lista de americanices parvas que ele faz, perante as quais só podemos oferecer o nosso silencio. Ou mostrar-lhe a porta da rua.
A Inglaterra marcou o primeiro golo, ouvi na rádio, pois quando estou na cozinha ou no banho, o rádio faz-me companhia. Passados uns minutos, oico um berro prolongado como dos guerreiros nos filmes, quando estao a atacar o inimigo e decido ir à varanda, já com um saco plástico com água, para atirar ao palhaco que estava aos gritos. Pois, nao era lá de fora. Era o Bola. Também palhaco neste caso, mas que nao aceita palhacadas em que eu lhe atiro com uma bomba de água - versao saco plástico. Nestes momentos, retiro-me de fininho, pois se há momento em que o Bola fica falador e exaltado é quando ve a Bola. Qualquer comentário meu pode gerar dramas. E hoje depois do jogo, de certeza que vai haver telefonema para o melhor amigo, para falarem e discutirem as injusticas deste mundo melodramático que é o futebol. A Ex Spice Posh que o diga, o ar dela de coitada mostra mesmo como sofre com a vida da bola que o marido leva.
Passando agora para um tom mais sério, o Bola quando está a ver futebol, de repente, desata aos berros e eu se estiver a menos de dez metros, dou mesmo um assalto. Fico eu numa pilha, quando o resultado nem me interessa. Portanto, prefiro retirar-me e dedicar-me a tarefas mais produtivas, tais como recolher papel espalhado pela casa, cujo destino é o papelao-contentor.
And God save the queen...

1 comentário:

Anónimo disse...

eu já presenciei um momento assim. quando tu e os pais foram à gelataria depois do jantar, o Bola deu um grito tipo o homo sapiens na floresta a gritar por alimento :P

*