Relatos de uma Minhoca de sandália e meia branca

terça-feira, abril 15, 2008

Porque vamos matar o acento circunflexo

Custa-me que o acordo (redigido por apenas dois países) ortográfico seja assinado e que Portugal nao saiba, uma vez mais, defender os seus interesses, o seu património, no fim de contas, a sua Língua. Para que a uniformizacao? As línguas sao o espelho de um país, duma cultura. O alemao falado na Suíca é diferente do falado na Alemanha ou na Áustria. É isso que dá legitimidade à própria língua, com características individuais de cada nacao. O Brasil é um país tropical, noutro continente, com um clima e uma demografia muito diferente da nossa. Porque é que a Língua devia ser uniforme quando os países nao o sao entre si? E o portugues creoulo, falado em alguns países africanos, porque é que havia de ser igual ao falado em Portugal na Europa, quando a cultura, história e identidade sao outras? Porque? PORQUE? Para facilitar o que? Nao haverá assuntos mais relevantes a precisar de solucao do que este? E sendo este relevante, nao seria a Gramática uma questao mais urgente do que a ortografia?A diferenca entre o portugues de Portugal e o do Brasil é abismal. A Língua Portuguesa é uma Língua nossa, levada outrora além-mar. A Língua de Camoes, a original, que tem carácter e o charme dos p's atrás dos t's que eu nunca vou deixar de escrever. Húmido é com 'h' que se escreve. Os brasileiros falam portugues, com a sua variante de sotaque, que ninguem lhes tira. É outra característica que lhes confere um certo charme. Mas submeter todo um idioma de séculos à sua variante sul-americana (em grande peso no 'acordo) está-me a querer parecer que é mais um sinal desta falta de amor-próprio que o meu triste país tem. Amor-próprio este, que só dá uns suspiros em campeonatos de futebol.

O professor Carlos Reis dava aulas de Introducao aos Estudos Literários na Universidade onde eu estudei e lembro-me vagamente dele. Só nao me recordo se na altura já era assim tao arrogante. Talvez só exibicionista. Estratégia de afirmacao internacional da Língua Portuguesa? Ou de Portugal e Brasil? E Timor, e os países africanos também se afirmarao? Se há 7 países que seguem a grafia portuguesa, porque é que vamos todos seguir a grafia do Brasil?
A Lídia Jorge acha que com o acordo, os africanos deixam de importar vocábulos ingleses. Sem comentários.

Eu sei que é só a escrita a ser modificada, mas mesmo assim, acho isto um fracasso.
Quando é que foi que a diversidade passou a ser algo a riscar? Quando é que os portugueses decidiram abrir mao da sua História? E numa democracia como aquela em que vivemos, porque nao se vota?

Entao, agora é só ficarmos assistindo à chegada do gerúndio em forca, passando pelo registro de nomes lindos, por ex. Vanderley, Teresina, Katya ou Túlio (do Tulicreme?). Já está tudo planejado.

5 comentários:

Anónimo disse...

Bem, parece que não há nada a fazer, os grandes sempre mandaram nos pequenos e sempre assim será.
Quanto ao gerúndio eu até gosto,mas também, eu sou alentejana.
Agora, actor sem c, fica ator;
húmido sem h, fica úmido, que coisa mais sem graça! E no futuro teremos omem em vez de Homem?

Anónimo disse...

E não é que concordo em TUDINHO o que ôçê disse, né?

É muito verdade. No fundo, no fundo, também acho que se perde a nossa identidade.

Anónimo disse...

nem de propósito, escrevi hj tb um post sobre o assunto :)

nao concordo com o acordo pq nao percebo qual a utilidade nem sei o que pretende vir resolver... sempre nos entendemos.

nao me parece bem que queiram uniformizar a língua porque é também dessas diferenças que nos formamos enquanto nações e comunidades.

Anónimo disse...

BOA! O ASSUNTO É POR DEMAIS SÉRIO PELO QUE MERECE BEM CONTINUAR A SER ALVO DE MAIS ALGUNS ARTIGOS SOBRE O MESMO TEMA NO TEU BLOG! NÃO SE TRATA DE DEFENDER NACIONALISMOS OU -PIOR AÍNDA- CHAUVINISMOS BALOFOS MAS A VERDADE É QUE A NOSSA LÍNGUA TEM O BERÇO DO LADO DE CÁ DO ATLÂNTICO E QUER-ME PARECER QUE A COBERTO DE OBJECTIVOS POUCO TRANSPARENTES (ECONÓMICOS TAMBÉM, MAS NÃO SÓ) ESTAMOS A ABDICAR DA NOSSA SOBERANIA NO PLANO LINGUÍSTICO! HÁ NESTE PAÍS QUEM SEJA PELA IBÉRIA; AGORA APARECE QUEM SE QUER FUNDIR COM O OUTRO LADO DO ATLÂNTICO! VAMOS TODOS DESENCADEAR UM MOVIMENTO DE OPOSIÇÃO A TODO ESTE TREMENDO DISPARATE! E ATENÇÃO QUE NÃO É POR SERMOS PEQUENOS QUE ESTAMOS CONDENADOS AO FRACASSO: DAVID VENCEU GOLIAS! MAS MAIS RECENTEMENTE AÍNDA, UM PEQUENO PAÍS COMO A DINAMARCA FEZ A EUROPA CURVAR-SE! A GRANDEZA ESTÁ NA NOSSA ALMA E NÃO NO NOSSO TAMANHO GEOGRÁFICO!

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.