Relatos de uma Minhoca de sandália e meia branca

sábado, dezembro 08, 2007

as verdadeiras prendas nao se compram, fazem-se

Já é o meu terceiro Natal pelos lados de cá, quer dizer, nunca cá passei os dias mesmo de Natal, estou-me a referir à quadra em si, que comeca logo em Setembro, nao é mesmo... eu adoro o Natal na Alemanha. Gosto das decoracoes, que nao primam por coisas como a maior-arvore-de-natal-da-europa, mas a quem é que isso interessa mesmo? As decoracoes cá comecam pelo mercado de Natal, passando pelas figuras que se vendem um pouco por todo o lado, na temática do quebra-nozes e tal. Depois temos as decoracoes que as pessoas fazem nas casas e nos jardins, que sao também muito giras sem ousar ostentar demasiado. Uma das coisas mais engracadas que o Natal de cá tem para alem de uma pessoa se embebedar no mercado com 3 chávenas de vinho quente, é a loucura desenfreada em se comerem, comprarem, fazerem os famosos Plätzchen, que nao sao nada mais do que biscoitinhos de Natal. Pequenos, de todos os formatos, com chocolate, massapao, avelas, nozes ou amendoas, etc. You name it. E há pessoas queridas, normalmente maes, vizinhas ou avós de alguem que fazem os ditos cujos em quantidades industriais e oferecem aos amigos. Numa caixinha de cartao ou metal. E isso é que eu acho giro, porque até agora comia os que a mae do Bola fazia, que sao excelentes e os que eu ia comprando nas pastelarias. (apesar de cá nao haver isso a que nos chamamos de pastelarias)Ate me comecarem a oferecer. Aprendi a gostar ainda mais dos biscoitos, depois de receber hoje do meu chefe um pacote com meio quilo só para mim, de todos os sabores e feitios. O pacote era de papel transparante com desenhos de Natal, em cima tinha uma fita que fechava o saquinho com um laco. E os biscoitos sao de facto, mesmo muito bons, muito variados, uns em forma de boneco de neve, outros em forma de coracao, outros com doce, com chocolate, massapao, etc. (manteiga?qual manteiga?) E percebi porque é que oferecer biscoitos num pacote feito por nós e fechado com um laco por nós, é sem dúvida uma prenda com muito mais significado. Apesar de vir do meu chefe, que acho que nem sabe para que serve uma concha da sopa. Mas foi a mulher dele. Isto inspirou-me e mandei um mail a duas colegas do Bola a dizer que ele andava excitadissimo porque ia passar o sabado na cozinha a fazer biscoitos para toda a gente. Elas adoraram a ideia e ele, só tres horas depois me mandou sms que continha tres palavras, que todas juntas nao compoem nada de afectuoso: ideias / tu / parvas. Eu respondi-lhe tambem com palavras soltas para ele construir a sua própria frase: este Natal / humor / tua / um bocado / prenda Depois do primeiro ano de casamento, há que inventar estrategias para manter a chama da paixao acesa. Eu gosto do sistema de dar palavras soltas. E o Bola sempre faz a frase mais depressa que os meus alunos. E sem erros, vá lá...

Sem comentários: