Relatos de uma Minhoca de sandália e meia branca

terça-feira, outubro 09, 2007

nao como mais cheeseburgers

Fomos comprar um cheesebuger para cada um ao mcdonalds para nos aquecer a mao e o estomago, enquanto passearíamos pela rua já quase vazia, mas cheia de encanto outonal. Este cheiro fresco das folhas no chao é maravilhoso, tenho andado sempre na rua.
Saídos do Mcdonalds, peco-lhe algum dinheiro do troco, pois estava com o porta-moedas vazio. Ele havia pago com uma nota de 50€ e quando me abre a mao para eu tirar uma nota de 20€, vejo o troco com duas notas de 20, uma de 5 e , grande surpresa, uma de 50. Olho para o Bola com ar de caso e também ele fica baralhado por uns segundos.
- Vamos voltar atrás, anda lá.
- Podes crer que nao vou. É a primeira vez que me acontece uma coisa destas! (cara de véspera de Natal)
- Bola, vai-lhe sair do salário. Vao descontar-lhe e ela ja ganha tao pouco.
- Nao lhe vao descontar nada. Isto nunca me acontece. Ainda pra mais num franchise americano.

Calo-me. Vamos pela rua fora e depois de falarmos de outras trivialidades...sem deixar de pensar no mesmo.
- Bola, tu ainda nao sabes mas quando devolveres a nota, vais-te sentir tao contente por teres feito alguem feliz hoje... diz-me lá, qual é a probabilidade de uma coisa destas acontecer hoje em dia?
- Lá está, ninguem espera que isso aconteca. Garanto-te que nao lhe vai sair do bolso.
- Bolinhaaaaa, anda lá, vamos devolver a nota. O meu Pai quando fazia caixa e lhe faltava dinheiro ao fim do dia, tinha de por. É uma frustracao enorme.

O que é certo é que a certa altura me calei e aceitei que ele nao quisesse ir devolver a nota. Talvez eu me sentisse frustrada se fosse lá eu devolver depois, pois estas pequenas alegrias de nos vir parar dinheiro à mao assim sem estarmos a contar nao acontecem muitas vezes. Mas se isso representar prejudicar terceiros, já nao me interessa. Acima de tudo, hoje em dia já ninguem espera que estas coisas acontecam e isso foi o que me deixou hesitante hoje. Eu quero acreditar na honestidade, em pessoas que devolvem o excesso no troco. Como os meus pais me ensinaram. Nunca me vou esquecer do dia em que fui almocar à cantina e quando ia a chegar ao edificio, um carro pára ao meu lado e alguém me diz Olhe que deixou cair uma nota de 5€ lá atrás, mais ou menos a 200 metros daqui. Ainda la deve estar. E estava mesmo, embrulhada em tres, como eu faco sempre que enfio uma nota no bolso das calcas. O facto de alguem me ter vindo dizer que a 200 metros estava dinheiro meu, intocado, proporcionou-me uma alegria imenso, inexplicável. Estas coisas nao acontecem muito nos dias que correm.Por causa de pessoas como eu. Eu nao sou melhor que o Bola. Podia-o ter convencido mais. Num dia bom, eu consigo que ele faca quase tudo o que eu quero. Hoje optei por nao insistir. E agora estou triste.
Fomos comprar um cheesebuger para cada um ao mcdonalds para nos aquecer a mao e o estomago, mas quente só ficou mesmo a carteira. Ah. E a consciencia.
Aditamento: Prometo já já fazer-vos rir outra vez. É a nostalgia do Outono que me está a deixar lamechas. Isto trata-se já com um par de estalos, pois nao ha nada que a auto-flagelacao nao resolva.

3 comentários:

Rita Maria disse...

Compreendo-te inteiramente. Do princípio ao fim.

Cromossoma X disse...

Minhoca, comentava com o Tiago há uns tempos com tristeza que andas tão preguiçosa... sabemos que não tens net no trabalho mas a tua animação diária faz-me falta!!

Cromossoma X disse...

Minhoca, comentava com o Tiago há uns tempos com tristeza que andas tão preguiçosa... sabemos que não tens net no trabalho mas a tua animação diária faz-me falta!!