Relatos de uma Minhoca de sandália e meia branca

quarta-feira, setembro 20, 2006

A fronteira da courgette

Hoje queria-vos falar das consequencias de nao sermos frontais. Nao me estou a rir. (eh.... eh) Nao vou aqui encentar o conto da carochinha, na qual vos digo que é feio nao sermos sempre frontais, pois as circunstancias da vida nao nos permitem tal atitude permanentemente. Que pena. Mas a falta de frontalidade e sinceridade, por vezes, coloca-nos em situacoes tramadas. Tramadas como ter bolo de courgette ali na minha cozinha, dentro de uma caixa da plástico. Ando a ser perseguida por um bolo de courgette, que nao consigo comer, mas que me é permanentemente oferecido (impingido?). Desde há umas semanas que uma colega minha cometeu a audácia, a insanidade de fazer um bolo de courgettes, e como eu lhe costumo levar bolo feito por mim, ela achou que estava na altura de me presentear tambem com um bolo vindo directamente do forno dela. Será isto para me castigar? Serao os meus bolos igualmente intragáveis? O que é facto é que da primeira vez que vi o bolo de courgettes, tao bem quanto me lembro, disse ai que engracado, nao sabia que se podiam fazer bolos com courgettes... Mas está claro que isto significou automaticamente para ela, que bolo de courgette era uma delícia, o meu bolo favorito, pelo que para a próxima vou ter de representar um refluxo estomacal (um highlight na minha pessoa) para passar a imagem que o o dito bolo me provoca. Eu adoro courgettes, mas cada legume no seu lugar. Há legumes que nao teem nada que se meter com os bolos. Se a cenoura pode, nao quer dizer que a courgette possa. É uma questao de estatuto e neste caso, a vantagem está do lado dos beta-carotenos.
Ela já me ofereceu bolo de courgette tres vezes e desta vez, só nao vai fora, porque eu e o Bola estamos a tomar conta do cao do vizinho de baixo e estamos a falar de um cao que até cortinados come, se o deixarem.
Como sou eu capaz de dizer à minha colega que detesto o bolo dela? Já é tarde demais pra isso! Mas ver as courgettes humidas e amontoadas como base do Bolo é o suficientemente para eu ficar com suores frios. Mas se ja me ofereceu bolo de courgette no trabalho e me trouxe um inteiro cá a casa, é porque isto vai continuar. Estou com medo. Já passei a olhar para as courgettes com uma certa aversao, no supermercado. E eu ate gostava de courgettes grelhadas e gratinadas, como faz a amante portuguesa. Chuif. Estragarem-nos uma relacao de amizade com um legume é má onda, pior do que se fosse com alguém.
Hoje foi novamente peculiar, vi as fatias de bolo embrulhadas na mesa do Bola e fiquei logo aflita, com medo de ele me dizer que eram pra mim. Decidi ignorar o embrulho. Ele saiu mais cedo e deixou o embrulho numa estante ao lado da secretária. Eu saí mais tarde e quando me preparava pra dar mesmo de frosques, vem ela (muito querida) entao, nao viste o bolo? é pra ti! Toma lá, e ainda há mais se quiseres.
Resposta: Obrigada, és um amor. Adoro bolo de courgettes... (cada vez mais)

7 comentários:

Patsy Dear disse...

credo, que nauseas... pior só sandocha de chocolate com cebola! yac!

Ana disse...

Bolo de Courgett!! Esta realmente é nova!!
e que tal uma mousse de chouriça para acompanhar?!

Minhoca disse...

ehehehe!! Cabecas iluminadas as vossas. Óh patsy, sandocha de choki e cebola?! E nocas, mousse de chorica? yyyuuuukkk!

Tiago, nao está mal. Mas pedir a receita sem ficar a tremer das maos e a transpirar como se tivesse corrido a maratona, nao me parece ser possivel. É o medo das courgettes. Já nao há volta a dar!

Anónimo disse...

Não podes descobrir uma alergia, uma pequena reacção, que só muito tempo depois soubeste atribuir à courgette? Ou logo á farinha, não vá a rapariga condoir-se e apostar no bolo de beterraba?

PS:Se alguém estragasse a minha história de amor com a courgette, eu cortava-os às fatias!

Anónimo disse...

Minhoca, temos de aprender...
"Ai que giro, bolo de courgette, deixa provar."
Duas dentadas depois:
"Hmmm, acho que não faz muito o meu género, é um sabor diferente. Prefiro os tradicionais. Mas não detesto!"
Porque nãooooooooo?????

izzolda disse...

Eu se fosse a ti, provava. Na volta estás a perder o melhor bolo dos arredores! :)

Não? Nem uma fatiazinha barrada com nutella? ;)

Anónimo disse...

Comecei a ler com verdadeiro interesse pelas tuas declarações iniciais, das quais eu partilho, e acabei por devorar o post às gargalhadas!