Relatos de uma Minhoca de sandália e meia branca

quarta-feira, setembro 27, 2006

o primeiro embate

O Google faz hoje oito anos, parece...onde é a festa? Estava-me a apetecer ir a uma festa. Com espuma e tal. E brindes!
Depois do choque de ontem, da minha aula para gente muito inteligente, eis que caio em mim e contemplo novas estratégias para introduzir à malta, esta língua maravilhosa que é o Ingles.
Nao me levem a mal, nao se trata de zombar de quem nao sabe. Fiquei desapontada com a falta de perspicácia e boa-vontade em aprender. Afinal, estao inscritos porque querem, pagam do bolso deles, achava que para motivacao, ja comecávamos com a deles. Eu nao estava à espera de encontrar um grupo que nao sabe nada. Nada. Zero. Hello, my name is é muito difícil. Ora, se isto é dificil e já é o básico, entao que hipóteses eu tenho, ou melhor que eles teem em cumprir os objectivos a que se propoem no final do curso?. Falaram-me no ABC. Mas nao estamos a falar de criancas. Quando se ensina ingles a miúdos do ciclo, temos de ter em atencao que o grau de perspicacia ainda nao esta bem desenvolvido. Sao miúdos. Eu estou a lidar com adultos. Que querem a papinha toda feita e que nao querem ser confrontados com a dificuldade. Nao sei bem que posicao tome. Se lhes leve de facto uma coisa hiper-simplificada, que na semana passada era o meu medo (que eles se sentissem burros demais!) ou se insista que teem de me ouvir falar em ingles e nao em alemao. Além disso, é preocupantes eles nao toparem nem conseguirem descodificar estruturas e acima de tudo, vocabulário (muito) que na língua materna deles, é praticamente igual. Se para aprender uma língua com as mesmas raízes (germanicas), é esta desgraca, entao é bom que nao se aventurem para mais idioma nenhum... Às vezes, sou diplomata demais. Talvez tenha sido ontem. Só porque pagam, nao sao eles que escolhem e decidem como se dá iniciacao a uma Língua. Tou a ver que vou ter de comecar à chapada. ih ih
Nem vos conto a desgraca que foi quando tentei ensinar a pronunciacao do 'th'... vá lá, vamos lá a dizer thir....thy ao mesmo tempo, todos, com a pontinha da língua atrás dos dentoes da frente.. Nao é para ler como se fosse um S! É para encostar a ponta da língua aos dentes da frente, deixando o ar passar. A ponta da língua!! Voce aí ta a fazer ordinarices à colega, vamos lá a fechar a boca!
Uma desgraca. Nao funciona. Simplesmente nao conseguem.

4 comentários:

JSA disse...

Tens de ter paciência. E sim, para quem não sabe nada de nada tens de começar por lhes falar na língua deles. Aconteceu o mesmo quando aprendi o alemão e o holandês, o início teve de ser feito com uma língua com a qual eu estivesse já familiarizado. E estás a cometer um erro ao comparares as coisas com as crianças: as crianças podem não ter ainda a estrutura na cabeça, mas por isso mesmo é que aprendem melhor que os adultos, são esponjas e entra tudo. Com os adultos tens mesmo de colocar a painha toda feita. Especialmente com alemães, que têm uma língua emq ue tudo está estruturado, até as excepções às regras. O inglês é o oposto disso tudo.

E não te esqueças que, mesmo que a raíz da língua seja a mesma, o inglês tem uma influência latina superior ao alemão (por força do francês). O alemão latinizado é o "Hochdeutsch", que é falado em geral por pessoas que até já percebem o inglês.

Vai com paciência e não te preocupes demasiado com a pronúncia a início. Deixa-os dizer à vontade que se estão a afundar quando querem dizer que estão a pensar. O importante é que saibam o que querem dizer. A pronúncia vem depois, por arrasto.

snowgaze disse...

No ciclo, a minha professora de inglês ensinou-nos o "th" com ajuda de um lápis - cada um com o seu, não um para todos, claro. Pondo um lápis na boca (não é enfiado, mas atravessado) é impossível não dizer o "th" correctamente. :)

Minhoca disse...

ó joao, eu so queria que eles se esforcassem pra me perceber e deixarem-se levar um pouco. E nao atacar logo com o nao percebemos. Dois ou tres cromos espalharam a ma-vontade pelo grupo todo!

Snow,
Com um lapis?
Com um lapis fazia eu o teste do soutien! :)

nes disse...

é do melhor ouvir alemães e franceses a falar inglês :D quando apanho um fico histérica :D lol