Relatos de uma Minhoca de sandália e meia branca

terça-feira, setembro 26, 2006

principiantes? Pfiu...

Hoje conheci os meus alunos. Um grupo de nove pessoas, média de 40 anos de idade. Só um macho, de resto tudo mulheres. Um macho tao macho que quando comecei a escrever no quadro as palavras em ingles que passaram automaticamente para o uso alemao, ele dispara um fantástico I love you. As outras nao acharam muita piada, pois o gajo é aquele aluno cromo, aquele clássico que toda a professora tem, sempre de braco no ar, que sabe sempre mais que os outros. Mas adiante...
Foi terrível. Será que é politicamente correcto chamar os meus alunos de broncos, se eles forem mesmo? Ou terei eu falhado?
O que é facto é que é um Curso para Principiantes e eu achava que num curso para principiantes para uma língua com as mesmas raízes (germanicas) da língua deles, esses principiantes soubessem pelo menos alguma coisa, ainda que básica. Pois nao sabem. Eu ensinei o verbo ser, ensinei a dizer olá, o meu nome é tal e venho de tal. Tenho x anos de idade. A aula andou muito em volta disto. Mas foi demais. Acharam dificil. Ja queriam mudar de curso, pois tinham de ir pra um curso mesmo pra principiantes. Achavam que com tanta matéria, deviam estar num curso de ingles avancado. Tou tramada. Vou ter de ir buscar os livros de ingles do ciclo. E ensinar a dizer popó, pato, casa...só dissilábicos! A parte melhor da aula foi quando eu lhes pedi feedback e alguns disseram que era pena eu nao ser alema, pois nem sempre os compreendia. Claro que entre grunhidos deste dialecto maravilhoso que é o oberpfälzisch, nem sempre percebi à primeira as perguntas que eles me fizeram.
Curioso foi que eu ontem fui à escola, pois queria saber como preparar a aula, com que linhas me coser. O tipo que coordena o departamento de línguas disse-me para nao falar muito alemao, para falar praticamente sempre em ingles. Mal ele sabe, o panaca! Dei a aula toda em alemao e nem pensar em dizer mais de duas frases em ingles. Eles nao pescam mesmo nada. Prozac, please!

8 comentários:

snowgaze disse...

AH, as memórias da minha primeira aula de alemao... A professora (uma velha chata como o caraças) falou alemao o tempo todo, e eu nao percebi quase nada. Como vingança, ignorei os trabalhos de casa que ela marcou para a aula seguinte. eheheheh
Fala só inglês com eles, e vais vê-los a fugir...

Anónimo disse...

eu disse-te que havia gente muito bronca. geralmente é só um, no máximo dois, tu tiveste azar que fosse a turma inteira. mas nao desesperes. a primeira aula é sempre atrofiante. eles pensam que nunca vao aprender a língua e nós pensamos que nunca a vamos conseguir ensinar. mas na segunda aula, geralmente mudam todos de ideias ;)

Anónimo disse...

Se pertenceres ao grupo dos estóicos acho que acabas por aguentar! O pior é o embate inicial... mas há algo de enriquecedor nesta experiência: cá para mim, também vais enriquecer o teu alemão com esse tipo de alunos... Boa sorte!

Nic disse...

a minha mana esta' aqui a dar umas aulas de ingles a chineses e a miuda coitada desespera... vou manda'la aqui ler este teu post pra ela ver que nao e'a unica!

Anónimo disse...

querida minhoca,
obrigada pelo teu blog...as tuas palavras todas juntinhas conseguem colocar um sorriso nos meus lábios todas as manhãs quando espreito o teu post

danke

weird_cat disse...

e eu que achava que os espanhóis eram do mais bronco que havia com o inglês! boa sorte para tudo!

Mãe Minhoca disse...

Malta, sem quaisquer pretensoes de superioridade... aqui na Oberpfalz, as pessoas sao muito simples, nao tiveram contacto com o ingles nenhum. Zero mesmo. Mas se fosse só isso...!
OS alunos destas escolas, em zonas desfavorecidas como esta, sao pessoas que nem metade da escola toda teem. Nao se deve generalizar, mas é assim.
'Pronomes pessoais' nao lhes diz nada na língua deles. Nao conhecem a gramatica deles, portanto nao conseguem sequer ver quao facil a inglesa é... :( chuif!

Mãe Minhoca disse...

isabel!
que bem que me soube ler o que escreveste!