Relatos de uma Minhoca de sandália e meia branca

quarta-feira, setembro 27, 2006

ser convencional é bom

Já fui à escola fazer queixinhas, claro que a malta me apoiou. Todos os professores daquela escola comecam a iniciacao à língua a falar na língua a aprender. De ca um beijo Minhoca, que voce é que sabe e é uma querida, mande os alunos àquela parte. Disseram-me que nao é pedagógico estar-lhes sempre a traduzir tudo para alemao. Tou tramada. Com a ajuda duns sites malandros, vou-lhes levar acetatos e exercícios do mais basico possível. Já tenho uma ideia delineada. Se depois me vierem dizer que é infantil, ensino-lhes uma palavra nova mas desta vez em portugues, comecada por m, que em certos contextos, faz milagres! E de seguida, a expressao toda, com verbo ir e tudo. Tenho 15 dias pra me preparar para a próxima.
O Bola comprou hoje os nossos voos para Moscovo, depois do Natal. Nao me apetecia nada ir. Até agora, era tao giro, ele com a família dele e eu com a minha...! Sem chatices com traducoes, a explicar aos outros o que ele quer dizer e vice-versa... eu livre em Portugal, a decidir sozinha ir aos locais que quero, a dormir o tempo que quero, o meu cérebro descansadinho a mamar fantasias de chocolate imperial (trademark) em frente à lareira e a ver o Natal dos hospitais, esse evento televisivo. Quem diz que o emigrante fica fan de música pimba, nao mente. Casar tem destas coisas, ninguem admite que possamos fazer ferias separados, tem de ser assim. Nao que eu nao me pudesse rebelar, afinal o meu nariz só a mim pertence, mas quando estamos rodeados de muita gente a pensar da mesma forma e como afinal nao sou assim tao revolucionária como penso, deixo-me ir e actuar conforme esperam de mim. E quando vierem os filhos? Que filhos, man? Os filhos só estao planeados para 2009. E quando chegarem, logo se ve Queres ir passar o Natal com o pai ou com a mae? (olha que apanhas, pensa bem) já pra nao falar que em Portugal há a maior árvore de Natal do mundo e bla bla bla... só escrevo disparates, é por isso que as visitas aqui nao sao grande espingarda.
Desde que estou nas salsichas que desenvolvi uma animosidade pela neve. A minha dose anual de frio é demasiado elevada para, de animo leve, alinhar alegremente em ir passar duas semanas a locais ainda mais frios. Sou alérgica à meia-calca. ('collants' nao é tao chic de dizer) O que se quer é sol. E por falar nele, há dois dias que se foi. é oficial. O Outono chegou e com ele a chuva, que se preve suficiente para manter os lindos lagos da Baviera.

7 comentários:

Anónimo disse...

Mas afinal "mudásti" e os post são no mesmo sítio??? Hum...
Pelo menos o estilo de escrita mantêm-se. Cheguei a temer o pior...

Cristina Costa disse...

Também já vivi na Alemanha e o frio foi o menos que me agradou. Mal punha o pé fora de casa e já tinha o nariz congelado! E a patinagem artística até à Uni? Isso é que era giro de se ver...eu a escorregar!
Quanto aos meninos…revelo aqui um segredo: também dou inglês a adultos (cursos intensivos) e nos níveis de iniciação falo muito na língua materna nos primeiros dias, para que não desmotivem e com o passar das aulas a comunicação é cada vez mais em inglês. Mas falar do principio ao fim só em inglês com iniciantes não resulta, apesar do que toda a teoria de que se fala…
Fecho a porta da sala de aula e o show é meu. Eles aprendem à mesma e vejo menos pontos de interrogação em cima das suas cabeças!!
Gostei do blog!

Mamaíta disse...

Que história é essa que "as visitas aqui nao sao grande espingarda"!?
Até dá para uma pessoa ficar ofendida!!!!!!!!

Mamaíta disse...

Enquanto ao frio, também odeio!
E eu que moro numa das zonas turísticas de esqui...
E espero que este inverno nao seja tao severo como o de o ano interior.

Beijinhos:)

Anónimo disse...

E porque nao tentais juntar as familias de ambos? Assim ja nao seria tao dramatico pois acrescentavam o util ao agradavel. E claro que nao e facil pois pelos vistos as familas de ambos estao nos antipodas mas nada e impossivel!
Tambem detesto o frio mas nao estais a pensar ir a India? Pois ali para alem do calor tendes a companhia da humidade.

Anónimo disse...

"meia-calça"??!! Por esta já valeu a pena vir aqui! Sem ser a minha tia-avó, nunca tinha conhecido ninguém que utilizasse este termo para "collants"!! Trouxe-me recordações de infância...

Minhoca disse...

Tina, no mesmo sitio? qual? o estilo nao podia ser outro (qual estilo?!)

Cristina, imagino que com a prática tudo se torne mais simples. E pronto, compreendo que se fale na língua materna mas só mesmo no início. Falta-me prática. Sem duvida!

Mamaita... er.. hmmm... pois!
em que Bundesland moras?

Este anónimo é menos anónimo do que parece! :) apanho-te sempre, quanto mais nao seja pelo uso da segunda pessoa do plural! :)

Zeni, meia-calca forever! E das de algodao canelado!