Relatos de uma Minhoca de sandália e meia branca

domingo, janeiro 27, 2008

venha a próxima caixa

Devo dizer que depois de passar uma semana a comer ovos moles Aveiro, devo dizer que agora que já se foram, me sinto só. Chegar a casa, depois de um dia de trabalho e embalar dois de seguida, qual foca a quem se atira o seu merecido peixe depois de uma acrobacia daquelas bem feitas, é um verdadeiro prémio de emulacao. Eu estava a gostar tanto. A minha cabeca nao aceita que já nao há mais, pelo que mantenho a caixa na mesa da cozinha e abro todos os dias, nunca se sabe se a fada dos dentes ou sabe-se lá quem aparece e me dá essa alegria. O último comi muito devagar mesmo, até fechei os olhos. Era um peixinho. Os meus intestinos cooperaram, acho que até estavam a gostar. A meio da semana passada tive que fazer análises outra vez. Enquanto esperava que o médico as prescrevesse,
- Olhe, desta vez nao ponha o colesterol. Nao é boa ideia.. alem disso, da outra vez estava bonzinho.
- Entao porque?
- Porque está cá o meu Pai, e ele trouxe-me de Portugal uns doces bombásticos, que sao o suficiente para me alterarem os valores.
- Agora tou curioso. Isso é feito de que?
- Ovos e acucar, eu sei que parece nojento, mas é maravilhoso, mas nao prove, porque nao vai gostar. Disto só gosta quem sempre comeu. Experimentar isto na sua idade nao adianta. O meu marido provou uma vez e fez uma cara de quem se queria gregoriar. Depois desapareceu e só foi encontrado uma hora depois, meio pálido.
Claro que quando lhe disse em alemao a traducao (directíssima) para ovos moles, ele riu-se e quem souber alemao, percebe logo porque.
A comida portuguesa faz-me tanta falta. Tento nao pensar tanto na comida, pois afinal nós comemos para viver e nao o contrário. Mas há dias em que era capaz de vender a alma ao diabo por uma feijoada ou qualquer outra coisa feita com um belo refogado, coisa que para estas bandas nao existe. A cozinha alema tem dias em que me dá vontade de chorar. Estar cheia de fome - vulgo apetite - e a unica coisa disponivel é salsichas. Nao me enche o estomago. Continuo com fome, mas nao no corpo. É a alma que quer comer. E dói. Entre outras coisas de carácter afectivo, a falta da comida é outra daquelas coisas que me custa mesmo muito. Ainda. Se o Bola soubesse o quanto, talvez desse mais valor ao meu abandono da pátria. Chuif.

1 comentário:

snowgaze disse...

Eles só percebem isso quando emigram. Conheço um alemão a viver em Portugal que tem saudades da comida alemã. E entrou em delírio quando descobriu que no LIDL há salsichas de Nuremberga.