Relatos de uma Minhoca de sandália e meia branca

quinta-feira, janeiro 10, 2008

a zelar por todos nós

Ao fim de ano e meio de casamento, venho trabalhar sem o meu pequeno rótulo dourado, que deixei esquecido perto da pia na cozinha. Estou, portanto, com o meu dedo despido, já posso fazer um sorriso malandro aos colegas que encontrar na zona das impressoras. Despido está também, o meu cadastro nas financas. Ou melhor, nas bases de dados da instituicao que previne os endividamentos desenfreados. Há uns 3 anos, quando quis comprar um computador portátil, que foi mais ou menos quando comecei a trabalhar, tentei pagá-lo a prestacoes. Nao pude. Depois de inseridas as informacoes acerca da minha pessoa na base de dados da loja, veio a resposta negativa, de que nao, nao podia ser. Fiquei a saber que existe uma instituicao no País das salsichas, denominada Schufa, que zela para que nós, comuns mortais, nao nos endividemos como se isto fosse os estados unidos. Contém informacoes acerca de milhoes de pessoas, se pagam as contas, se sao pessoas dignas de confianca para pedir empréstimos, por exemplo. Dizem que nao sabem quanto ganhamos. Tá bem. Assunto que me interessa mais do que nunca, agora que estou para comprar (tentar) um carro novo. Como sou curiosa e quero saber se posso contar ou nao com um empréstimo, caso venha a precisar, decidi ir ao site deles e pedir um relatório dos registos que eles teem da minha pessoa. Esta informacao custa € 7,80 + iva. Recebi ontem a carta deles com a informacao de que sobre mim, só teem informacoes positivas, que sou uma pessoa que paga as suas contas e que se precisar de um empréstimo, terei em princípio condicoes para tal. Quase dez euros para saber que eu sou uma pessoa honesta, que paga as suas contas. Sim, porque realmente eu nao sabia. Neste país, há coisas que me irritam duma forma visceral. A perseguicao constante. A mudanca de cidade implica um registo na camara municipal, para nos poderem bombardear com as cartas que obrigam ao pagamento de taxas para utilizacao/usufruto de televisao e rádio, tanto uma como outra, uma bela porcaria. Se nao fosse o bola, recusava-me a pagar isto, pois tenho tvcabo. Ter um vencimento médio nao chega para poder pedir um empréstimo. E agora estou-me a preparar psicologica e fisicamente para a multa com que vou levar por já estar casada há um ano e meio e o estado alemao nao ter conhecimento disso. Há que castigar. Se calhar, até fico sem carta de conducao e mudam-me a classe dos impostos, para eu aprender. É que mil euros de impostos realmente nao é assim tanto.

3 comentários:

snowgaze disse...

Falta dizeres que a taxa de televisão custa tanto (ou quase tanto) como a tvcabo. Eu também deixei essa taxa para o alemão lá de casa. ;)

Minhoca disse...

Já tentei fazer isso, mas infelizmente como eu me 'anmeldei' primeiro aqui na terrinha, as cartas veem em meu nome. Humpf.

chiqui disse...

Pois... "THE MAN" como dizem aqui, a querer lixar-nos. A America e o credito e de facto uma relacao promiscua, para nao dizer pior :))

Qunato a legalizar casamentos, deixa la que eu ja estou casada ha 2 anos e ainda nao legalizei as coisas em Portugal. E uma das minhas resolucoes de ano novo. Ser casada no meu pais. E largar uma pipa de massa em multas ...