Relatos de uma Minhoca de sandália e meia branca

domingo, novembro 05, 2006

as mini-férias foram assim

Os 4 dias que estive em Londres foram óptimos. Apesar de ter estado frio, pelo menos o sol apareceu sempre, superando as minhas expectativas, e o céu esteve azul. Andei quilómetros (cansaco que, aliado à grande vontade de ver o filme em questao, me levou pro cinema mais próximo)
O hotel deixou um pouco a desejar pelo tamanho dos quartos, a localizacao estava óptima, com um restaurante portugues logo ao virar da esquina. Enquanto esperávamos pelo autocarro, os meus olhos vislumbraram atraves do vidro do restaurante, uma garrafa de compal.
Gostei imenso de Camden, apesar de nem sempre ter tido sucesso a negociar as libras que me apetecia pagar. Mas nao me atevia a passar nas redondezas sozinha à noite... Claro que achei tudo caríssimo no geral, coisa que comecou logo quando entrei na Boots para comprar um gel de banho. De facto, a Alemanha tem as drogarias muito mais em conta e nao só em relacao a Portugal. Londres tem bons restaurantes indianos, óptimos cookies americanos. Daqueles que se podem comprar nas lojas Häagen Dazs ou Subway por uma fortuna, num Tesco ou Sainsbury's paga-se uma libra por cinco. Sao ma-ra-vi-lho-sos. Os meus intestinos que o digam.
Londres tem estilo, a malta circula com trenchcoats, botas e malas que nao se veem por estas bandas. E nao estou a falar do preco, estou a falar do factor novidade/criatividade. 1 em cada 3 pessoas no metro viaja de ipod (vejam bem o detalhe da minha pesquisa), a avaliar pelos fones brancos... ouvem-se as línguas mais variadas em coisa de poucos metros quadrados. Ouvi diariamente brasileiros, espanhois, portugueses, alemaes... permanentemente. Perceber tudo sem excepcao, pedir a comida, o café, fazer perguntas em ingles, comunicar o tempo todo em ingles foi fantástico. Sem ter que me esforcar pra me perceberem, como por aqui, sempre a ter de disfarcar o meu sotaque frances.
Do ponto de vista arquitectónico, adorei os edifícios bem conservados, os imensos espacos verdes (o Regent's Park, onde fica a antiga uni do Bola), as grades pretas e as casas brancas todas alinhadas. Gosto do tom grená dos tijolos e da forma como as ruas sao ordenadas, nao se ve caos, nao se ve grafittis. Conduz-se de forma ordenada. Pela direita. Os taxis dao uma flair incrível à cidade, bem como todas as luzes e enfeites de Natal. Casas comerciais como o Selfridges e o Harrods só me fazem fugir, embora por fora sejam edifícios de se tirar o chapéu.
Nao trouxe a minha chávena com a cara do príncipe Carlos nem a proposta de casamento do filho William. Nao provei Yorkshire Pudding, Fudge nem custard cream. Fica para a próxima.
A seguranca no aeroporto, as camaras instaladas pela cidade toda, é de fazer uma pessoa perder a paciencia. Depois de fazer o check-in, ainda me passeei descalca à espera que me controlassem o teor suspeito das minhas botas. E de toda a gente. Uma seca.
Trouxe alguns Cadbury's e o melhor chá ingles que ja provei. --->
Londres encheu-me as medidas, agora só preciso de ir para lá morar.
Eu nunca tinha visto esquilos...

4 comentários:

Patsy Dear disse...

meu coração palpita com a ansiedade ao elr este post! daqui a 1 mês estou lá euuuuuuuuu! weeeeeeeeeeeee!

Patsy Dear disse...

elr=ler

Anónimo disse...

Quanta saudade.
Estive lá na minha viagem de finalistas e curiosamente tive uma das minhas maiores surpresas quanto a uma cidade.
Desde a National galery com quadros originais de Monet e Picasso, aos Parques, aos Bares, à loja perdida numa das ruas do centro que às badaladas das horas certas uns bonequinhos saem a fazer mil coisas!
Que saudades...
Também foi ali que conheci os esquilos ao vivo. Agora vejo-os a brincar aqui na Tapada da Ajuda.

Cromossoma X disse...

ohhhhh..finalmente genet que me entende!!! pronto tenham muita invejinha porque eu tenho disto todos os dias, todinhos...e hei-de ter por mais quatro aninhos :)

Ai tanbém gosto tanto desse chazinho...e de outro do mesmo estilo da Holland and Barnett...hummm vou já fazer um!!