Relatos de uma Minhoca de sandália e meia branca

sexta-feira, janeiro 12, 2007

Ida à Rathaus

Quando faco a minha pausa para o almoco antes do meio-dia, sinto que o dia demora sempre muito mais a acabar. Pelo menos, enquanto tenho o meu bolorento rabo sentado aqui no trabalho. Bem... orgulhosa que estou desta conclusao brilhante.
Mas hoje tive de ir à camara municipal e ir à camara municipal numa sexta-feira neste país é como querer desafiar as leias da gravidade, ou seja, pouco recomendado. Mas eu tinha de ir entregar os papeis para a carta de conducao. Pois o meu instructor explicou-me:
Como é que te vou propor para exame se as pessoas da Camara nem sequer te conhecem? Aí, eu pensei em replicar que nem eu me conheco, mas baralhar velhinhos dá direito a prisao, ouvi dizer.
Neste país, o controlo é permanente. Isto de termos de nos registar na camara, a casa onde vivemos, o numero de assoalhadas e quantas vezes fazemos xixi, é perturbador. Hoje o problema foi o facto de eu, no formulario da escola de conducao ter o meu ultimo apelido. Ora, na Alemanha só ha um apelido. Pelo menos, só um vale como tal. Na camara eles teem os dois apelidos, que confusao meu Deus! Será a mesma pessoa, lia eu nas caras deles. Que duvida...Ficaram tao baralhados por eu explicar que tinha 4 nomes que tiveram que fazer telefonemas e abanar a cabeca umas quantas vezes. Antes disso, tentei fazer um teste de visao rapido, que tinha de levar como comprovativo por usar lentes de contacto. Burra. Se nao tivesse falado nas lentes, ninguem dava conta. Nao pode, tem que trazer o passaporte. Ainda quis perguntar se saliva chegava pra me reconhecerem ou um pouco de cabelo, mas sorri e tentei pensar no meu fim-de-semana. Outra ideia seria colocarem-me um chip no cérebro com uma pistola, narinas acima.
- Entao e o curso de socorrismo? - perguntaram-me na camara depois de eu explicar que o teste de visao so o posso entregar na segunda-feira. A minha resposta foi linda e cheia de emocao:
- Estou ansiosa por fazer! Já comprei uma caixa de pensos de marca. Hansaplast! Claro que a tipa nao tem humor e nem os cantos da boca moveu. Estupida. Daqui a uns anos o humor passa a ser a pagar e aí quero ver... vai andar tudo a pedinchar. E eu cobro 3 euros por piada, ja tenho orcamento.
Bom, saí da camara municipal meia hora depois, mais pobre, claro. Mas contente, por ter conseguido ser atendida numa sexta-feira, dia em que todos os alemaes do servico publico fingem que já é sábado. Prost! Cheers!

5 comentários:

Anónimo disse...

Cada vez que vou á Camara pede-me um documento novo, ando a tratar do horario de funcionamento há 2 meses e meio. Preferia que nem movessem a boca mas que não inventassem mais um documento na próxima semana

Anónimo disse...

É verdade, a "casa do Rato", finanças, segurança social, e afins...a todos eles eu gostaria de nunca ter de lá ir. Nem sei como demoraste apenas meia hora!! Eu demoro, ou uma manhã ou tarde...Mas bons os tempos em que eu morava ainda na minha terrinha e estas coisas eram feitas sem stress e sem perder tempo. Agora em Lisboa...

Anónimo disse...

Essa história dos nomes aqui na Suíça também é uma chatice. Tenho 3 apelidos e é sempre uma confusão para tratar de assuntos burocráticos.

Anónimo disse...

E eu que pensava que só em Portugal é que as sextas feiras são o mesmo que dizer sábado. Afinal estra na Europa quer dizer muito mais coisas!!! ;)

Minhoca disse...

E amanha ja la vou outra vez. É o suficiente para me estragar o dia, aqueles #*%&$, ali a cocar os rabos pestilentos!