Relatos de uma Minhoca de sandália e meia branca

quarta-feira, outubro 25, 2006

conhecam a sala de aula

Acho que os meus alunos acho me curtem. Ou entao, adoram este meu sotaque frances, infelizmente inevitável. Ontem tive a turma completa, 15 pessoas. Corre sempre depressa, nunca dou tudo o que levei no plano da aula. Nunca dou as fotocópias todas. E tenho alguns cromos clássicos. O cromo obcecado com o livro. Quando ve que ja estou a dar muitas fotocópias com explicacoes simplificadas da materia (ontem foi a formacao do plural), comeca a perguntar-me quando passamos para o livro. E vai-me mostrar o que fez em casa, pra eu corrigir. É aí que me dou conta que, nestas pequenas coisas, nao faz qualquer diferenca serem adultos. Olho pro gajo e vejo-o da altura da minha mesa, com menos 40 anos, a perguntar se fez tudo certo. E acho imensa graca quando me pedem pra ler. Qualquer fotocopia nova ou texto tem de ser lido por mim para eles ouvirem a pronuncia. Quando me esqueco, há sempre quem me lembre.
Tenho uma aluna croma com voz de bagaco. Quando estou a explicar qualquer coisa e ela fala pelo meio, pronto, ja ninguem me ouve. Usa os oculos na pontinha do nariz e o cabelo pulverizado com laca e tao estável que fica que qualquer dia toco ali só pra ficar com a certeza que os seus cabelos formam uma cortina de ferro, ou seja, inpenetrável.
Tenho uma aluna que cheira a mofo. Nao admira que as cadeiras ao lado dela estejam sempre vagas, o que me traz problemas para os exercícios feitos em grupo. Nao é muito intenso, mas está lá. E na primeira aula era apenas uma suspeita, agora uma certeza.
Ontem apercebi-me que afinal a vida nao foi tao cruel comigo. Apareceu-me um aluno novo, fresco, estaladico! Claro que tive de lhe dar toda a minha atencao no inicio da aula pra lhe dar as fotocopias atrasadas e lhe fazer um resumo de tudo o que ele tem de fazer em casa para acompanhar o grupo. Quando num curso para principiantes, ele me falha as primeiras quatro aulas, podemos dizer que há muito trabalhinho pra fazer em casa. Ainda tive pra incluir no tpc uma caixa de pastilhas de menta, pois meus amigos… quem fuma e acredita que nao tem mau hálito, só pode ser mesmo muito crente. Arrgg...

1 comentário:

Anónimo disse...

Era mesmo minha convicção profunda que aínda ías adorar essas aulas... Parece que as primeiras impressões negativas se dissiparam, ficando a pairar no ar a sensação de que já não consegues passar sem esses teus alunos:)