Relatos de uma Minhoca de sandália e meia branca

sexta-feira, março 02, 2007

amigos brasileiros


...que leem este blog!


Expliquem-me: o que é creme de leite?


Nao é leite condensado?
É que eu encontro receitas geniais (nao genitais) em sites brasileiros e quando chega a altura de ver os ingredientes, chapo-me sempre com creme de leite. Muitas vezes, com os dois, creme de leite e leite condensado.
Was ist das?

7 comentários:

Margarida disse...

Natas :)

Cromossoma X disse...

ahaha, minhoca saíste-te bem :)

Minhoca disse...

ha??
naaa....
a sério? em lata? Tetrapak, hallo?

entao, E DOCE DE LEITE???? (DEVE SER ISSO)

Jasman disse...

Para leigos, como eu...

Leite Moça", como, aliás é conhecido em vários países, é o muito bem amado "Leite Condensado".
"Creme de Leite", é como chamamos as "Natas" no Brasil, mas com algumas diferenças. As Natas são mais "finas" que o creme de leite, e geralmente as compramos em Portugal em caixinhas de 200 g, enquanto o creme de leite é vendido em latas de 400 g.
Em Portugal chamamos "fuba" ao nosso "fubá" brasileiro. Afinal, as diferenças são tão pequeninas!
O brasileiro "presunto" é "fiambre" em Portugal. E o "presunto" português é o brasileiro "prosciuto". Bem me parecia que isto ia começar a ser divertido...
O considerado brasileiríssimo "Queijo Minas" é o considerado portuguesíssimo "queijo fresco"... Bem, qual "íssimo" está correcto não sei, mas o queijo, fresco ou Minas, é bom, sim senhor!
Se vir alguma receita brasileira indicar "queijo ralado", quase sempre estará a referir "queijo parmesão ralado".
Em Portugal dizemos "fresco" quando algo está "gelado". E "comer um gelado" é a mesmíssima coisa de "tomar um sorvete".
No Brasil passamos pelo "espremedor" e em Portugal pelo "passe-vite".
Para os amigos portugueses: no Brasil fala-se sempre e sempre em "cheiro verde". Não vale a pena assustarem-se, é só utilizar uns raminhos de salsa e cebolinho (que no Brasil é "cebolinha").
Se estiver em Portugal e quiser comer "abobrinha" ao almoço, peça "gourgetes"
E se estiver no Brasil e alguém lhe oferecer "balas", descanse! ...são "rebuçados".
Em Portugal batemos as claras "em castelo", e no Brasil, "em neve". Será para nos refrescarmos do calor?
No Brasil comemos "torta" ao almoço e "rocambole" ao lanche; em Portugal, "tarte" ao almoço e "torta" para o lanche. Agora as conversas ficam ainda mais divertidas. Mas tarte ou torta, rocambole ou torta, são sempre deliciosas e... anti-dietas!
"Sanduíche" é o irmão brasileiro da portuguesa "sande". Bem, podemos ter a sensação de que são "sanduíches" menorzinhas, mas garanto-vos:, são de bom tamanho, e são boas, sim!
Em Portugal os alimentos são "panados", no Brasil, "empanados". Em Portugal "empanar" nada tem a ver com a cozinha, mas muitas vezes com o carro, por exemplo, "chegou tarde porque "o carro 'empanou'". Se fosse um brasileiro já diria "chegou tarde porque "o carro 'deu prego'". Mas o termo "prego" em Portugal já pode ter a ver com a cozinha. É o que chamaríamos "churrasco no pão". Bem, isto sim, já está mais animado!
E em Portugal não se "pana" a carne com "farinha de rosca", mas com "pão ralado". Lá uma coisa é verdade: os portugueses teriam toda a razão em perguntar: "mas o que tem a farinha a ver com parafusos?" Mas acho que eles não vão perguntar, senão nós perguntamo-lhes nós: e por que razão vocês comem "prego no pão"?
E quando um português mandar-te utilizar numa receita de sobremesa, uma "carcaça", esqueça o frango, quer dizer que tens de utilizar um "pãozinho francês".
E quando os amigos portugueses forem ao Brasil e encontrarem uma "Pastelaria", bem, é um local onde se vendem "pastéis", sim senhor, mas "pastéis de massa tenra", geralmente com recheio salgado. Hhhmmm! E olha que são bons! No Brasil vamos à "Confeitaria", em Portugal vamos à "Pastelaria" em algumas regiões, noutras, Confeitaria é sempre Confeitaria, e pronto! Brasileiros, atenção, a pastelaria (=doçaria) portuguesa é simplesmente sensacional, de perder a cabeça! E mais um item anti-dietas!
Por favor, brasileiros, quando forem arrumar a cozinha depois de tanta história, lavem a louça no "lava-loiças". É que os portugueses nem sempre vão compreender de primeira porque nós às vezes dizemos que vamos por isto ou aquilo na "pia". Este utensílio também trabalha com água, mas fica na casa de banho (banheiro, no Brasil), e é provavelmente o último lugar numa casa onde qualquer ser com um pouquinho de juízo quereria lavar a louça!

alice disse...

Tens toda a razão. Existem receitas de fazer crescer água na boca, e pedem sempre creme de leite. Até hoje não arranjei ninguém que me explicasse o que é. Se souberes avisa.
Beijinhos e bom fim de semana
Alice

Minhoca disse...

Caro Amigo Perverso,

Obrigada pela explicacao exaustiva luso-brasileira, tenho a certeza que muitos outros leitores apreciaram tanto como eu.
Especialmente aquela do rocambole.
Danke schön :)

Mundo do Sabor disse...

1.Creme de leite é simplesmente, as natas aí de portugal, e quando vocês pedem natas frescas, aqui no Brasil, é o creme de leite fresco, que vem em caixinhas e servem para bater em ponto de chantilly,porque o creme de leite da latinha, não serve,nós o colocamos em mousses,para diminuir o doce de uma sobremesa,e dar mais cremosidade.

2. Já o leite condensado, é um leite cremoso e açucarado,que serve para fazer pudins, recheios de bolo,de tortas.Tenho uma receita de leite condensado caseiro,que vocês poodem fazer em casa e fica igualzinho ao industrializado:
Leite condensado caseiro

2 xícaras de chá de açucar refinado
1 xícara de chá de água natural
1 xícara de chá de leite em pó instantaneo

Modo de fazer:

Coloque no copo do liquidificador o açucar e a água,bata por 2 minutos.
Desligue ,coloque o leite e bata por mais 7minutos,vai esquentar o liqui,pode deixar não explode.rsrsrsrsr
Despeje numa vasilha,deixe esfriar, porque fica quente e coloque na geladeira,quanto mais tempo levar na geladeira mais cremoso fica.Fica igualzinho ao leite condensado industrializado,pois ele é feito assim,só que com máquinas industriais.Agora é só fazer o brigadeiro ,o mais famoso docinho de festas infantis do Brasil :

o leite condensado acima
, 1 colher de sopa de margarina sem sal
5 colheres de sopa de chocolate em pó


Modo de fazer:

Mexer até soltar do fundo da panela,,colocar em prato untado,esperar esfriar ,enrolar em formato de bolinha e passar chocolate granulado!!!Beijos

Pode fazer qualquer docinho que leve leite condensado.