Relatos de uma Minhoca de sandália e meia branca

quinta-feira, março 01, 2007

hoje fiz bolo ou o milagre da fertilidade

Há precisamente dezasseis anos atrás, a minha Mae fez um bolo. Ontem, coincidencia gira, fiz um bolo, do qual trouxe algumas fatias para o trabalho, como é meu hábito. Estava ali há pouco a olhar para a minha fatia, em cima de um bocado de papel de alumínio, quando depois de olhar para a data, 1 de Marco de 2007, me lembrei desse dia. E desse bolo. No dia 1 de Marco de 1991. Estava eu no banho, ela terá lá ido dizer-me qualquer coisa e depois de ver a minha roupa interior, me perguntar desde há quanto tempo andava eu assim.
Ela soube logo que era o meu primeiro período, eu nao. Achava que quando tal acontecesse, ia ser o dilúvio e que eu ia inundar a casa, ou desidratar, isto se nao morresse logo da hemorragia. Uns tempos depois, descobri que da hemorragia nao se morre, mas das dores quase.
Nesse dia, nao sabia se havia de ficar triste ou contente, atente-se que eu tinha 11 tenros anos de idade. Praticamente ainda brincava com Barbies. Ainda nem tinha lido o livro das Mulherzinhas. Ainda saltava na bota Botilda.
A minha Mae fez um bolo para festejar, embora até hoje ela diga que o bolo nao teve nada a ver, ela ia faze-lo de qualquer maneira. O meu Pai, nao me lembro bem que reaccao teve, mas deve-me ter dado uma palmadinha nas costas e ter dito qualquer coisa como ve la, comporta-te que ja nao és uma menina, és uma Muuuuuuulher. Estou a divagar, nao me lembro. Ou será que isto foi o que ele me disse ao atingir a maioridade?
Lembro-me de no dia seguinte, ela me ter comprado um pacote de pensos Coquette (ainda existem?), perfumados, cheios de cores e desenhos. Que me animaram!
- Tens de andar com eles para todo o lado...
Acima de tudo, quando estava há pouco a olhar para a minha fatia de bolo, pensei na sorte que tenho eu ter uma Mae carinhosa e atenta, que me tem sempre dado a mao e me explicou estas coisas de menina, licoes que muitas miúdas teem de ter do Pai, do irmao, duma prima ou dum Sven que trabalha numa dessas oficinas por aí.

16 anos de período, fora os que ainda estao pra vir. E ao longo deste tempo todo, nunca vi aquela mulherzinha de vermelho que nos reclames da Evax, aparece às miúdas na escola, a dizer eu sou o teu período!Uma visao horrenda, mas viciante.

Este post é dedicado a todas voces, companheiras, que à conta dos pensos higiénicos da tecnologia do século passado, Reglex e Serena, por exemplo, mancharam cadeiras, calcas de ganga ou estofos do carro de algum familiar. Um bem-hajam! Fatia de bolo, alguém?

9 comentários:

Jasman disse...

Parabens! acho eu...

E o bolo era de morangos???

é incrivel a capacidade das mulheres para se lembrarem das datas! eu nem da data do meu primeiro beijo me lembro, nem da data em que perdi a minha virgindade... Mas voces mulheres porra... até da data do periodo se lembram!!

Rita Maria disse...

Eu tive cerejas e manchei sofás. O meu primeiro pensamento face a uma mancha de sangue foi "espero bem que isto nao seja já o meu período". Esperei até ao dia seguinte e, como se confirmou, pus um penso da minha mae e liguei-lhe para o trabalho.

E ela trouxe cerejas para festejar (deve ter sido para disfarçar e nao me dizer logo que ia ser uma coisa embirrante)

Anónimo disse...

Vivam os tampões!

Eu estava na praia, em plenas férias de Verão. Que cena!!!!

Anónimo disse...

Pois eu tive direito a um passeio de tarde, até ao miradouro da cidade, coisa que na altura animava todos os miudos da minha terra quando acontecia. O problema é que os Reglex (que memórias me trouxe este teu post)eram tão altos e incómodos que devo ter passeado a tarde toda de pernas abertas a pensar que algo ali não estava bem... Ah! E tudo isto depois da célebre frase, vinda da minha mãe "Que lindo, a minha filha já é uma mulher"... :)

Ana disse...

Tinha 12 anos...foi em Agosto, mas não me lembro o dia! Estava de férias no Algarve e toda a gente (os amigos dos pais e respectivos filhos, que na altura achavamos um verdadeiro pão) ficou a saber!!
Não tive bolo, cerejas ou passeios...A minha madrasta ficou mais contente que eu, que não achei graça nenhuma..só pensava em como as férias tinham sido arruinadas e se aquilo ia demorar muito a ir embora...lolol...
Ao fim de 15 anos do dito, cá vamos convivendo como se pode :P

Anónimo disse...

e pensava eu ser a única freak por me lembrar da data do meu primeiro periodo... 18 de Setembro, já agora.
Ia para a Natacao e logicamente já nao fui. Como o meu pai tinha de me levar à piscina de carro porque era um bocado longe, foi ele a primeira pessoa a quem eu tive de dizer: pois, já nao posso ir à natacao... entao, porque???
A minha mae nao fez um bolo, mas telefonou às minhas tias todas a contar a novidade.
A minha família às vezes...

Minhoca disse...

Uma gaja, em princípio, nao esquece o dia em que teve de por as suas primeiras fraldas! Especialmente por serem daquelas tao cómodas...
O Bola nao quis acreditar que eu queria festejar o dia da fertilidade, muito menos que eu me lembrasse! :)

*Quicas* disse...

28 de Março de 94 (14 anos). Estava no 11º ano, e como sempre andei um ano adiantada na escola, era a única da turma que não tinha o período.
Mãe encarregou-se de dizer a meio mundo que a sua rica filha já era uma mulher(zinha).

Ai, as coisas que se contam em público...

Catarina disse...

Yeap, há coisas que marcam! E de quem maneira!